O Instituto Bússola Jovem é um projeto social focado em jovens de baixa renda. Acreditamos que todo jovem tem direito à educação e à chance de um futuro melhor. É por isso que oferecemos aulas e workshops gratuitos sobre uma variedade de assuntos, desde inglês até conhecimentos de informática. Também fornecemos orientação e orientação para ajudar nossos alunos a atingirem todo o seu potencial
Um dos desafios do jovem no mercado de trabalho é encontrar uma primeira oportunidade de emprego, sem ter experiência e estando no período de desenvolvimento profissional. Por isso, foram criados programas de jovem aprendiz sustentados por lei com o intuito de contribuir como solução para um cenário atual desafiador para a juventude e promover a evolução da força de trabalho no Brasil.
De um lado, os jovens estudantes têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e a chance de desenvolverem habilidades para entrarem no mundo corporativo. Do outro lado, os empresários colaboram ativamente com a formação de futuros profissionais, difundindo os valores e cultura de sua empresa para esses jovens. Continue a leitura e saiba tudo sobre o tema!
Quais são os benefícios do jovem aprendiz?
– Seja organizado com as tarefas propostas no dia a dia;
– Não tenha medo de questionar o que não entendeu. É muito importante ter certeza de que você está seguindo as orientações corretas;
– É indispensável ser criativo propondo novas maneiras de realizar as tarefas. “Não é porque você é novo na instituição que sua opinião não será avaliada”, alerta;
– Gerencie o seu tempo para conseguir se desenvolver nos estudos e também na empresa em que está atuando;
– Procure se comunicar de forma clara e assertiva, estabelecendo empatia com as pessoas com as quais se relaciona;
– Esteja sempre “aberto” para ouvir e aceitar críticas que proporcionem desenvolvimento e aprendizado;
– Seja respeitoso, cordial, otimista e simpático. Essas características são fundamentais para valorizar a marca pessoal do jovem aprendiz;
– Cuide e preserve os espaços de uso coletivo;
– Procure identificar suas potencialidades, crie uma relação de aceitação e respeito consigo mesmo. “É dessa forma que o relacionamento com o outro se torna mais tranquilo”
– Demonstre sempre interesse e curiosidade pelo desenvolvimento das suas atividades;
– Seja sempre discreto na hora de fazer comentários e procure não invadir o espaço dos outros;
– Fique atento ao seu comportamento. “Percebemos que uma das maiores dificuldades em manter o jovem em uma organização é atribuída ao comportamento inadequado”
Quais são os benefícios do jovem aprendiz?
Para participar do programa é preciso ter entre 14 e 24 anos e estar matriculado ou já ter concluído o Ensino Médio.
Estudantes de escolas públicas podem ter preferência na seleção e a frequência e o desempenho escolar também podem ser diferenciais no processo de recrutamento.
Quais são os benefícios do jovem aprendiz?
O jovem aprendiz tem direito a Carteira de Trabalho assinada, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), férias equivalentes ao período trabalhado e 13º salário.
Algumas empresas também oferecem vale-refeição e transporte, assistência médica, entre outros benefícios.